Procura que encontras

É a caixa de arrumações do Jardins Saudáveis (JS) criada para alojar alguns links de actividades e lista de blogs que se encontravam na barra lateral do JS, e que poderão ser úteis aos educadores.
Aproveitando o espaço vai-se colocando umas fotos aqui, uns vídeos ali.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

A propósito do dia do sol




Trabalho realizado no Jardim de Infância Maria Luciana Seruca - Paço de Arcos - Portugal Desenhos de Rui Estevão e Narração de Rita Maria e Rui Estevão

sábado, 29 de agosto de 2009

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Olhó passarinho!

Filme no Jardim de Infância por Fernando Moittal.
http://www.flickr.com/

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A pedido de várias "famílias"

Recebi alguns emails a solicitarem ajuda para a colocação do gadget dos seguidores em slideroll que se encontra no Jardins Saudáveis e que parece mais complicado do que na realidade é ... Nada de códigos html, ou coisa que o valha. Basta irem ao "adicionar mini-aplicações" escolherem "mais mini-aplicações" e andarem por lá a procurar o "Scroller" e vão ver que encontram.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quantas cores tem a tua caneta violeta?

Material

  • papel de filtro ou filtro de café
  • canetas de feltro
  • vários frascos de iogurte ou copos ou uma vasilha
  • molas da roupa de plástico

A água separa as cores

Viste que a luz branca do Sol é formada por várias cores. E o que acontecerá com as tuas canetas de feltro? Também as conseguirás separar em diferentes cores?

Para chegares a uma resposta tenta fazer a seguinte experiência. Corta o papel de filtro (pode ser do papel de filtro para a máquina de café) em tiras longas com a largura de um dedo. Próximo de uma das pontas das tiras, pinta uma bolinha com uma das tuas canetas de feltro. Pinta bolinhas de cores diferentes nas várias tiras de papel que cortaste. Deita um pouco de água no fundo dos frascos, copos ou vasilha e coloca as tiras de papel lá dentro encostadas de modo a que apenas a ponta da tira fique na água (e não a parte pintada). Podes prendê-las com uma mola ao copo ou à vasilha para elas não caírem. Podes entretanto fazer outra coisa, mas, de vez em quando, espreita o que se está a passar.

\begin{floatingfigure}{4cm} \mbox{\epsfig {file=canestasc.eps,width=3.5cm}} \end{floatingfigure}

O que observas?

É verdade, algumas das tintas são feitas de várias cores e outras de uma cor só. Deste modo podes sempre descobrir se a tua cor preferida é simples ou formada por várias cores. As tintas de certas canetas podem não funcionar porque não são solúveis na água. Experimenta diferentes canetas e diferentes papeis.

E porque se separam as cores? As diferentes cores das canetas de feltro são por vezes obtidas misturando cores. Por exemplo, pinta amarelo por cima de azul. O que obténs? A água dissolve a pinta que pintaste no papel e as diferentes cores que a formam movem-se na água mais depressa ou mais devagar. A cor que for mais longe da pinta é a cor que se move mais depressa.


Para a sala dos peixinhos

A rede das crianças por Assembléia de Deus Bethel de Águas Claras.


As crianças e seus peixinhos por Assembléia de Deus Bethel de Águas Claras.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Canções para a miudagem



O Luís, a Sofia e os seus amigos apresentam 10 fantásticas músicas que irão fazer as delícias dos mais pequenos. Num conjunto de temas que divertem e ensinam, cada canção chama a atenção dos mais novos para comportamentos, atitudes e valores fundamentais ao seu crescimento. Através de diferentes ritmos e sonoridades, o disco transporta as crianças para um mundo divertido e repleto de fantasia, em que apetece cantar e dançar.

1. Paka Waka
2. Bom dia, vou para a escola!
3. Música da passadeira
4. É bom ser diferente
5. Internet segura
6. Vamos lá poupar energia
7. Rap saudável
8. Canção do sorriso
9. Gota a gota, litro a litro
10. O dia vai terminar

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A caixa de arrumações

É mesmo esta! Criada para alojar alguns links de actividades relacionadas com a Educação para a Saúde, e que poderão ser úteis aos educadores. Espreitei a sondagem do jardins que indica a preferência dos leitores (poucos, graças a Deus) por fotos e vídeos de trabalhos feitos no Jardim-de-Infância. Agora é que eu arranjei uma carga de trabalhos ... quero ver como me safo (se me safar) desta.